Apresentação

Como parte da comemoração dos 100 anos do curso de Agronomia e dos 20 anos do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura da Universidade Federal do Ceará, serão realizados em dezembro de 2018 o III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research, o V Simpósio de Metodologias Aplicadas a Ecossistemas Pastoris Semiáridos e o Dia de Campo “NEEF 20 anos de Forragicultura para a Sociedade”, para integrar uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir estratégias tecnológicas passíveis de serem aplicadas em regiões semiáridas, difundir estratégias tecnológicas, capacitar recursos humanos e atualizar e alinhar linhas de pesquisas e projetos científicos. O evento em suas edições anteriores foi organizado por instituições componentes do INCT-Sustentabilidade e eficiência alimentar na pecuária de pequenos ruminantes em ambiente semiárido, com o objetivo de promover uma padronização metodológica na pesquisa com ruminantes, considerando a interação solo-planta-animal-ambiente, estando alinhado com um dos objetivos estratégicos do INCT.

Tal evento ocorrerá durante quatro dias no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE e terá como palestrantes pesquisadores e professores de instituições nacionais e internacionais. Dentre as metodologias a serem debatidas, destacam-se: modelagem e sensoriamento remoto para estimativa da produção de biomassa, sistemas de alerta precoce, protocolos para estimar a composição química dos alimentos e avaliação da dieta de ruminantes em pastagens naturais. Com esse evento, pretende-se criar e discutir uma base para sistemas de balanceamento de forragem de longo prazo para ecossistemas vulneráveis, integrado com um sistema de alerta precoce. Esta linha de pesquisa é emergente nas regiões semiáridas, sendo objeto de estudo dos diversos especialistas convidados a palestrar no evento. Portanto, esse evento será fundamental para padronização das metodologias empregadas pelos vários grupos de pesquisa e proposição de novas abordagens ao mesmo tempo amplas e precisas.

O público-alvo são os integrantes dos grupos de pesquisa das instituições que participarão do evento, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados e envolvidos na área. O evento será formatado para um público estimado de 200 participantes oriundos das diversas instituições de pesquisa e ensino inseridas no Semiárido Brasileiro e adjacências.

©2018 III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research e V Simpósio de Metodologias Aplicadas a Ecossistemas Pastoris Semiáridos